quinta-feira, 23 de maio de 2013

Isla Negra - o nome escolhido por Don Pablo para batizar seu recanto preferido

(Placa fixada numa das esquinas que dão acesso à Casa de Pablo Neruda)

Isla Negra fica a mais ou menos uma hora de Santiago (capital do Chile). Até chegar à cidade mais querida do poeta Neruda percorre-se uma imensidão de beleza, seja ela revestida em belos caminhos, vinhas ou montanhas. A beleza desconcertante, no entanto, está em Algarrobo, cidade vizinha, banhada por um mar lindamente decorado com um pôr do sol cinematográfico e um brilho que ofusca qualquer coração apaixonado por tudo que remeta à natureza. A melhor parte: os moradores da região preservam isso e não contaminam sua praia com plásticos ou lixo.

Voltando à cidade do poeta, sim a cidade é do poeta mesmo. Basta adentrar suas ruelas para ver que tudo está diretamente ligado à Neruda. O nome do mercadinho: "Mercadinho Pablo Neruda" (tradução literal); o nome da escolinha: "Escola Infantil Poeta Pablo Neruda". Sem falar dos restaurantes, estacionamentos, hospitais, etc. Parece loucura, mas é verdade. Lá, as pessoas amam Neruda e também trabalham e se sustentam pela fama do poeta. A própria cidade foi "criada" por ele que batizou-a como "Isla Negra", influenciado pelo belíssimo mar azul e suas rochas escuras. 

Apaixonado pelo mar, Neruda decidiu construir uma casa, na qual pudesse imaginar estar num navio. Desta forma, a casa de Neruda em Isla Negra é toda feita em forma de barco e está localizada estrategicamente em frente ao mar. O teto é baixo e arredondado, as escadas são estreitas; em sua biblioteca particular há inúmeras figuras mitológicas (esculturas de santas e deusas que, segundo os marinheiros, os protegiam durante as longas viagens) afixadas no teto; todas viradas para a janela de vidro, como se estivessem olhando para o mar. O poeta era fascinado pelas histórias contadas por marinheiros e piratas; preservava cada significado que os segredos do mar proporcionavam a estes homens. O curioso é que, mesmo com tamanha paixão, o poeta não sabia nadar.

(Casa de Pablo Neruda mantida por meio da Fundação Pablo Neruda)

 (Painel do poeta Neruda exposto na entrada de sua casa em Isla Negra)
 (Casa do poeta Neruda localizada em Isla Negra)
 (Isla Negra e sua vegetação de clima subtropical)
 (Espécie de mausoléu de dona Matilde e Neruda - o corpo do poeta fora exumado...)
 (Mar de Isla Negra agitado. O nome da cidade foi batizado pelo poeta Neruda...)
 (Coleção de borboletas de Neruda. As espécias maiores vieram da África)
 (Coleção de garrafas de Neruda. Os barcos representam o fascínio do poeta pelo mar)
(A beleza do lugar e o amor do poeta fizeram de Isla Negra um lugar mágico)

(Escrivaninha especial do poeta. No porta-retrato está a imagem de Baudelaire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário